Kadix®

Como criar senhas seguras

Como criar senhas seguras

Proteger sua senha é essencial para garantir a segurança dos seus dispositivos e dados, sejam eles documentos, e-mails, fotos, conversas, entre outros.  A sua senha garante que só você acesse os seus dados. Se outra pessoa, mal intencionada, tiver acesso à sua senha, ela poderá acessar, por exemplo, seus perfis nas redes sociais e fazer postagens em seu nome. Ou ter acesso a documentos confidenciais seus ou de sua empresa.

Quando a senha fica segura?

Estudos mostram que senhas com até oito caracteres não levam mais de oito horas para serem descobertas, independente da combinação de elementos. Um hacker pode levar também meros 5 segundos para descobrir um código de seis caracteres que possui letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos.

Pode-se dizer que as senhas começam a ficar realmente seguras contra ataques de força bruta a partir de 10 caracteres. Se entre esses caracteres estiverem todas as variações possíveis, um criminoso virtual levaria pelo menos 5 anos para ter acesso ao código.

No caso mais seguro possível estão as senhas com 18 caracteres e todos os símbolos, letras e números. Nesse cenário, o hacker levaria simbólicos 7 quatrilhões de anos para conseguir ter acesso a partir de tentativa e erro.

O que você precisa evitar

  • Uma senha não deve ser compartilhada entre várias contas;
  • Não deve incluir informações pessoais do usuário como endereço ou número de celular. No geral, o melhor é não incluir qualquer informação que possa ser acessada pelas redes sociais como nome dos pais, filhos ou animais de estimação;
  • Não deve contar com letras e números consecutivos (abc ou 123, por exemplo);
  • Não deve incluir a palavra “senha” ou uma mesma letra ou número repetido.

Fontes: Security.orgHow secure my password | Cidadão na rede (NIC.br)

Skip to content