Kadix®

Tipos de Inteligência Artificial

Tipos de Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é a combinação de algoritmos projetados para criar máquinas que tenham as mesmas capacidades que o ser humano. Uma tecnologia que ainda nos parece distante e misteriosa, mas que já faz alguns anos que está presente em nosso dia a dia.

Os especialistas em ciências da computação Stuart Russell e Peter Norvig diferenciam vários tipos de inteligência artificial:

  • Sistemas que pensam como humanos: Automatizam atividades como tomada de decisões, resolução de problemas e aprendizagem. Um exemplo é o das redes neurais artificiais.
  • Sistemas que atuam como humanos: Tratam-se de computadores que executam tarefas de um jeito semelhante ao das pessoas. É o caso dos robôs.
  • Sistemas que pensam racionalmente: Tentam simular o pensamento lógico racional dos humanos, isto é, pesquisam sobre como fazer com que máquinas sejam capazes de entender, raciocinar e agir. Os sistemas inteligentes estão englobados neste grupo.
  • Sistemas que atuam racionalmente: Idealmente, são aqueles que tentam imitar de forma racional o comportamento humano, como os agentes inteligentes.

As práticas da Inteligência Artificial

A IA está presente na detecção facial dos celulares, através de assistentes virtuais de voz como a Siri da Apple, a Alexa da Amazon ou a Cortana da Microsoft, assim como está integrada aos nossos dispositivos através de bots ou aplicativos, tais como: Lyli um personal shopper em versão digital; Parla criada para ajudar na aprendizagem de idiomas; Ems criado para tornar a árdua tarefa de encontrar um novo apartamento um pouco mais tranquila; ou Gyant assistente virtual do Facebook que emite ‘diagnósticos’ médicos.

O objetivo de todas eles: tornar a vida das pessoas mais fácil.

Os avanços em IA já estão impulsionando o uso do big data devido à sua capacidade de processar imensas quantidades de dados e de oferecer vantagens comunicacionais, comerciais e empresariais, de modo a se posicionar como uma tecnologia essencial para as próximas décadas. Nenhum setor — transporte, educação, saúde, cultura etc — resistirá aos seus encantos.

fonte: https://www.iberdrola.com

Skip to content